Arborização é definida como um conjunto de vegetação arbórea natural ou cultivada e tem influência decisiva na qualidade de vida da população. A preservação do verde urbano conquistou posição de destaque no âmbito mundial promovendo benefícios ao meio urbano, tais como:
- Estabilidade microclimática;
- Melhoria nas condições do solo;
- Melhorias no ciclo hidrológico;
- Redução da poluição atmosférica;
- Redução das despesas com condicionamento térmico;
- Melhoria das condições de conforto acústico e luminoso;
- Promoção da diversidade de espécies;
- Qualificação ambiental e paisagística dos imóveis valorizando-os economicamente;
- Aproximação com o meio natural contribuindo para o equilíbrio psicossocial do homem.
Podar as árvores exige técnicas apropriadas para que elas não fiquem presas na rede elétrica, não interfiram na circulação nem destruam telhados.
Algumas recomendações para podar árvores:
- Identificar se é uma árvore ornamental ou frutífera e qual a sua espécie. Cada espécie tem um ciclo de vida e uma função específica;
- Identificar o tipo de poda que a árvore precisa;
- Poda de formação é realizada em nível de viveiro, com a fina-lidade de obtenção de uma muda com um fuste com altura entre 1,80m e 2,20m, buscando uma copa adaptável ao meio urbano;
- Poda de condução realizada sistematicamente com o objetivo de se obter uma copa adequada ao espaço disponível;
- Poda de limpeza é uma tarefa de manutenção, extraia todo material vegetal morto ou danificado, como galhos secos, podres, quebrados ou mal desenvolvidos, raízes deformadas, etc.
Lembre-se de que a estrutura principal da árvore será composta pelos três galhos escolhidos anteriormente. Você deve conservar apenas os galhos que crescerem deles na direção exterior da árvore. Isso favorecerá a entrada de ar e sol, necessários para a fotossíntese.
- Poda incentivadora da floração e frutificação é quando a árvore já tiver com for-ma (de mão sustentando uma bandeja), selecione as gemas (olhos) que você acha que terão uma boa floração. Retire os brotos ou vergônteas menos fortes. Assim, toda a produção da planta se concentrará nas gemas escolhidas, aumentando o tamanho das flores ou dos fru-tos.
Muitas árvores devem ser podadas no final do inverno antes da brotação, não se deve podar mais de 30% do volume total da copa da árvore de uma vez, uma poda exagerada pode prejudicar a árvore e fazer com que ela morra.
Utilizar as ferramentas adequadas para os diferentes tipos de cortes, tais como: tesouras de mão, tesouras de maior alcance para galhos mais altos, serrotes, serrotes em arco e motosserra.
Obedecer as Normas de Segurança.
Importante:
Antes de fazer uma poda, informe-se sobre as normas legais na secretaria de meio ambiente de sua cidade. Para árvores de médio e grande porte, o melhor é contratar um serviço especializado, com experiência, ferramentas e estrutura ade-quadas.